MTBAdventure

Thursday, July 27, 2006

Peregrinação a Santiago de Compostela - Caminho Português



A partida estava marcada para as 6 da manhã com saída de Oliveira de Azemeis. Eu e o Hugo, com cerca de 6.5 kg planeamos realizar o trajecto até Santiago de Compostela em 2 dias. O nosso programa foi:

1º dia (sexta 28/07/06)

O.Az. --- Porto - 45 km
Porto --- Vilarinho - 25 km
Vilarinho --- Barcelos - 26 km
Barcelos --- Ponte de Lima - 30 km
Ponte de Lima --- Valença - 38 km

Total km --- 164 km + 9 km (desvios) = 175 km

2º dia (sabado 29/07/06)

Valença/Tui --- Redondela - 31 km
Redondela --- Ponte Vedra - 19 km
Ponte Vedra --- Caldas de Reis - 25 km
Caldas de Reis --- Padron - 19 km
Padron --- Santiago de Compostela - 24 km

Total km --- 118 km + 11 km (desvios) = 129 km

O desafio era grande mas a vontade de o fazer era ainda maior. Além dos objectos pessoais e tratando-se do tipo de viagem que era sendo o tempo limitado optamos por transportar connosco muito material de substituição para as bikes. (1 Pneu, 6 câmaras de ar, 1 desviador traseiro, 1 desviador frente 1 aperto rápido, raios, corrente, cabos de aço para desviadores, bomba pneus , bomba suspensões e cadeado + aluquete). Hehe... na verdade tudo correu bem. As bikes portaram-se lindamente e nem 1 furo tivemos. Quem sofreu foi o traseiro que foi o "amortecedor" de todo este peso. Mesmo com bikes de suspensão total recomendo a utilização de alforges. O esforço fisico foi intenso mas a nossa preparação anterior esteve à altura.



- Descendo a Avenida de Gaia. O caminho até ao Porto foi na N1.



- Ponte D. Luis



- Sé do Porto. A partir deste local já está tudo sinalizado com setas amarelas. É só seguir, mas atenção pois por vezes é confuso quando não se vê as setas. Por isso recomendo que adquiram o Guia da Associação do Caminho Português de Santiago pois apresenta mapas detalhados onde além se poder confirmar o percurso (e em alguns locais alternativas) também apresenta uma breve descrição dos locais de interesse por onde passamos.

http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/




- Ponte de D. Zameiro (Rio Ave)



- Arcos. Esta imagem mostra bem o tipo de piso que se encontra com muita frequência nos caminhos de santiago. Muito paralelo e calçada romana.



- Igreja de S. Pedro de Rates



- Placa sinalização caminho. Além das tradicionais "setas e concha".



- Carimbar a credencial de perigrino no café Pedra Furada. A credencial dispõe de varios campos para colocação de carimbos dos locais por onde se passa (Igrejas, Albergues, Policia e locais reconhecidos para o efeito como é o exemplo).



- Igreja Santa Maria Maior em Barcelos



- O famoso Galo de Barcelos, um deles, existiam vários pela cidade.



- Ponte das Tábuas



- A caminho de Ponte de Lima



- Ponte Lima com a ponte romana ao fundo.



- Abastecimento perto da Capela da Senhora das Neves. O reforço foi necessário antes de "atacar" as subidas que nos esperavam.



- Subida da mata entre Ponte de Lima e Paredes de Coura.



- Mais uma parede... e mais um esforço. Já tinhamos cerca de 160 km nas pernas. Hehe... só faltam 15km.



- Topo da mata entre Ponte de Lima e Paredes de Coura. Chegamos!... Com uma vista fantástica aproveitamos para um reforço alimentar com uma barra energética antes de começar a desçer.



- Albergue de São Teotonio. Não se esqueçam de solicitar as credenciais de perigrino pois sem elas não poderam entrar nos alguergues (podem solicitar as credências à Associação do Caminho Português de Santiago). Este albergue tem pouco mais de 1 ano e tem umas condições simplesmente fantásticas. Fiquei impressionado.


- Mais um peregrino, o Juan(estava no albergue)… ou melhor... aventureiro… já há dois anos que andava na sua bicicleta por essas estradas fora. Partinhou-nos algumas experiências interessantes e para ele o futuro era decidido no momento ao pedalar para um novo local.

- Ponte internacional Valença/Tui

- Catedral de Tui

- Ponte em Ribadelouro

- Ria de Vigo

- Ponte Sampayo

- Fonte em San Mauro. Não se preocupem com falta de água pois existem inumeras fontes de água por todo o percurso. Em algumas delas aproveitavamos para refrescar, era revitalizante. Só faltou mergulhar na fonte.

- Floresta em direcção a Padrón. Simplesmente fantástico. Vejetação densa, single track's intermináveis e estremamente rápidos. Nem o peso que transportavamos às costas nos impediu de acelarar por estes trilhos fora. Foi gratificante sentir a adrenalina a "fluir nas veias".

- Chegada a Padrón

- Catedral de Santiago de Compostela. Objectivo alcançado após 304 km a pedalar em dois dias. Não esqueçam de ir à oficina do perigrino receber a compostela (uma espécie de diploma de realização do caminho de santiago). Infelizmente chegamos ao local passados 15 min. da hora de fecho. Aproveitamos para comprar algumas recordações e depois fomos "encher o bandulho" com massa.

- Já no dia seguinte e com apenas 5 horas de sono lá fomos apanhar o comboio de regresso que nos transportou de Santiago de Compostela para Redondela. A ligação (30 km) entre Redondela e Valença foi de Bike pela N550 e em ritmo de passeio. Ao chegar a Valença aproveitamos para tomar banho no quartel de bombeiros... Hehehe... No pátio e usando a mangueira de pressão... Parecia os banhos de pressão nas Termas. Antes de apanharmos o outro comboio para o Porto fomos almoçar ao Zé Maria onde nos deliciamos com Anho assado no forno. Estava delicioso.

Os caminhos de Santiago revelaram ser uma aventura fantástica... sem dúvida a melhor que fiz até hoje e é por isso que digo: ...."agora venha o caminho francês"... Serão 800 km de pura aventura...

Boas Pedaladas

Monday, July 24, 2006

Prova de resistência de BTT em O. Az.

Esta prova contou com a organização da Xbike e consistiu numa prova de resistência em circuito fechado com a duração de 2 e 6 horas. È de salientar a baixa adesão de atletas mas os presentes foram brindados com uma prova bem organizada, um percurso atractivo e recheado de boas descidas e single track’s traiçoeiros. Com algumas desistências e muitos furos à mistura a prova revelou-se fantástica. Esperamos que a adesão de atletas e publico corresponda à vontade de expandir esta modalidade em O. Az. Por isso não perca já no próximo sábado dia 29/07 o DownTown em O. Az. a contar com a organização da Xbike (Para + informações contacte Paulo Bastos – 939383508).

























Tuesday, July 11, 2006

Ultra Trail Freita 09/07/2006 - 50 km


A partida foi dada às 7 da manha no parque de campismo do Merujal. A expectativa era grande...


- Foto antes da partida


- Descida para Tebilhão com o Vidoeiro ao lado direito

- Descida para Rio de Frades

- Trilho do Rio de Frades

- Vista da longa descida do trilho do Rio de Frades

- Abastecimento em Covelo Paivô - Após um mergulho no Rio de Frades nada melhor do que Coca-Cola e bolos para a subida que se seguia, a parte mais dificil do percurso. Mais um bate-papo, desta vez com o camarada Serafim.

- Inicio da longa subida entre Covelo de Paivô e Povoa das Leiras - O ritmo calmo ao longo da subida permitiu apreciar esta bela paisagem. Sem palavras...

- Trilho na encosta da montanha

- Já se avista a Serra da Coelheira. Simplesmente fantástico...

- Mais uns caminheiros que se aproximam trepando a imensidão da montanha...

- Trilho dos Incas

- Abastecimento na Fraguinha - Mais uma opurtunidade para um mergulho na lagoa da Fraguinha. Foi revitalizante... Já perto do meio dia foi depois altura de fazer outro reforço alimentar.

- A caminhada continuava a ritmo ligeiro enquanto disfrutavamos da paisagem. Descida para as Minas Chãs.

- Minas Chãs

- Entre Gestosinho e Gestoso.

- Já perto do final... Estamos perto. Parabéns ao camarada Serafim, que mesmo lesionado completou os 50 km de caminhada.

Um agradecimento especial para o José Moutinho por ter dinamizado este evento fantástico. Parabéns por um excelente trabalho.

Para mais informações consultar: http://trotamontes.pt.vu/