MTBAdventure

Friday, May 28, 2010

OAZ - São Macário - OAZ

Mais um treino de sábado 22/05/2010, desta vez na estrada por entre a serra. O dia acordou muito quente e adivinhava-se dificil a ia ao São Macário.



Em autonomia saimos cedo rumo a Freita. Esta subida não perdoa e deu para suar um bom bocado. Uma vez no planalto voltamos as médias elevadas em direcção a Povoa das Leiras.


Descida após o Cando

Paisagem sobre as minas de Gourim

A subida para a Fraguinha tb pesou nas pernas mas no entanto a paisagem compensava.



Foto da praxe




A caminho do São Macário



São Macário ao fundo


Por entre as montanhas




A dureza do Portal do Inferno

Valente subida ainda por cima com a transmissão da bike de estrada. Uma vez no topo a descida para Arouca foi Ponte de Telhe foi longa e sinuosa. A partir deste ponto em direcção a Arouca a subida é progressiva e rápida.

Chegamos ao final com 116km e 2549m de subida acumulada em 5h: 14m onde cerca de 10 foram em breves paragens para abastecer água. O ritmo foi equilibrado e constante permituindo uma média final de 23.4 km/h. Na próxima será para elevar esta média.



Um bom treino em jeito de preparação para o Geo Raid da Estrela

Monday, May 10, 2010

BTT ao Caramulo


Pois é, foi no dia 1 de Maio, dia do trabalhador que partimos rumo ao caramulo.

A partida fois as 8:30 numa manhã bem fresca. O nosso objectivo era fazer a ligação de Oliveira de Azemeis ao Caramulo em autonomia total. Com um track elaborado de forma a fugirmos ao alcatrão.


Em jeito de aquecimento dirigimo-nos a Valmaior por trilhos já conhecidos e o ritmo imposto era forte... já é o costume...sempre de pé no pedal.


Passagem de rio... Cuidado para não molhar a bike...
Vamos lá passar o riacho...





Entre Valongo do Vouga e Belazaima do Chão o percurso era extremamente rápido… Em pleno mato eram constantes as mudanças de direcção por entre os diversos caminhos do percurso…Nesta fase já ia com o auricular no ouvido ao som de Rage Against the Machine. Este som dava o combustível necessário para uns km/h adicionais. Tendo um dos dois Gps do grupo ia na frente a comandar a tropa e sentia o pessoal mesmo na roda de um lado ou do outro. A rolarmos entre 25 a 30 km/h era desafiante as constantes mudanças de liderança no grupo. A adrenalina corria nas veias… Simplesmente fantástico… Puro BTT, diversão e aventura.


Paragem para abastecimento e merenda...

Mais uma poça...

Após Belazaima do Chão começou a subida... de forma suave na fase inicial a dificuldade ia aumentando. Toda a ascenção a Mapalhão de Cima é efectuada em estradão largo e rolante, com a excepção do parque eólico pois o piso é todo ele em gravilha. Já com a dificuldade da inclinação a progressão era lenta mas com presistência habitual lá ultrapassamos o parque eólico. O dia estava bonito e o tempo aberto. Para qualquer lado que se olhasse a vista era gratificante.




Toca a subir



Fernando Silva


Paulo Tavares


Jorge Maltez


Paolo Giacosa


Joaquim Pereira


Parque éolico do Caramulo.


Malhapão á vista, após o vale...

Subida ao caramulinho


Estradão de acesso ao caramulinho

Alí está ele... O caramulinho.


Missão cumprida

Após a chegada ao Hotel do Caramulo foi para o relax na piscina interior aquecida, jacuzzi e sauna. Bem a maneira para recrregar as baterias.



No total foram 87 km e 2176m de subida acumulada e 5:35 de tempo decorrido.

Agora já estou a planear o percurso de regresso também pelo mato e locais diferentes. Seré uma grande volta.

Geo Raid de SP Sul - 2010



Mais um ano de GeoRaid em SPSUL



Percurso equivalente ao do ano passado mas com a mesma diversão e aventura.



A curtir na gravilha...
A próxima é na Serra da Estrela. Venha ela.