MTBAdventure

Sunday, April 09, 2006

Rota das Minas Antigas

Já a algum tempo que andava a pensar em organizar um passeio de BTT onde além do convívio se pudesse explorar novos trilhos e apreciar a natureza onde a mão humana pouco interveio… Nada melhor do que explorar a Serra de Freita e o Maciço da Gralheira… Assim nasceu a Rota das Minas Antigas.



Este passeio (9 e 10 Julho 2005) de dois dias com inicio na Srª da Laje levou-nos a percorrer várias aldeias das redondezas e as Minas das Chãs até à chegada ao Parque de Campismo da Fraguinha onde o Srº Eduardo Basso e respectiva família nos acolheram da melhor forma possível. Proporcionou-se uma noite animada e com muita diversão com a presença do Grupo de Bombos presente.

Apesar das poucas horas de sono a “organização” acordou todo o pessoal… A saída tinha que ser cedo… tínhamos muitos km pela frente, com um piso muito degradado e muitas subidas à mistura. Na verdade o pior inimigo foi o sol… por volta do meio dia suportamos temperaturas na casa dos 40º C.

Descendo a Serra de Arada a vista para S. Pedro do Sul era deslumbrante… do lado esquerdo já avistávamos o São Macário.


A descida para Drave foi feita a fundo… muita adrenalina e alguma loucura deliciou os mais corajosos… outros foram surpreendidos por alguns furos…

De todo o percurso a passagem entre Regoufe e Bouceguedim revelou-se muito dura… Trata-se de uma estreita passagem na encosta da serra com cerca de 4 km de comprimento. Nesta fase o sol não perdoou e não havia sombra em parte alguma. Perdemos conta dos muitos litros de agua e sumos que ingerimos…

Na verdade a Serra da Freita é um local por excelência para a prática desta actividade... assim como outras relacionadas. Para que tem o gosto pelo desporto e pela natureza irá encontrar neste local todas as condições para um fim de semana de aventura e diversão. Para mais informação não deixem de visitar:

http://www.cm-arouca.pt/
http://www.fraguinha.com/
http://www.geocities.com/bttarouca/

1 Comments:

At 3:24 PM, Blogger Miguel Romeiro said...

Olá!
Seria possível partilhar os tracks deste percurso?
Obrigado!

 

Post a Comment

<< Home