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Thursday, July 27, 2006

Peregrinação a Santiago de Compostela - Caminho Português



A partida estava marcada para as 6 da manhã com saída de Oliveira de Azemeis. Eu e o Hugo, com cerca de 6.5 kg planeamos realizar o trajecto até Santiago de Compostela em 2 dias. O nosso programa foi:

1º dia (sexta 28/07/06)

O.Az. --- Porto - 45 km
Porto --- Vilarinho - 25 km
Vilarinho --- Barcelos - 26 km
Barcelos --- Ponte de Lima - 30 km
Ponte de Lima --- Valença - 38 km

Total km --- 164 km + 9 km (desvios) = 175 km

2º dia (sabado 29/07/06)

Valença/Tui --- Redondela - 31 km
Redondela --- Ponte Vedra - 19 km
Ponte Vedra --- Caldas de Reis - 25 km
Caldas de Reis --- Padron - 19 km
Padron --- Santiago de Compostela - 24 km

Total km --- 118 km + 11 km (desvios) = 129 km

O desafio era grande mas a vontade de o fazer era ainda maior. Além dos objectos pessoais e tratando-se do tipo de viagem que era sendo o tempo limitado optamos por transportar connosco muito material de substituição para as bikes. (1 Pneu, 6 câmaras de ar, 1 desviador traseiro, 1 desviador frente 1 aperto rápido, raios, corrente, cabos de aço para desviadores, bomba pneus , bomba suspensões e cadeado + aluquete). Hehe... na verdade tudo correu bem. As bikes portaram-se lindamente e nem 1 furo tivemos. Quem sofreu foi o traseiro que foi o "amortecedor" de todo este peso. Mesmo com bikes de suspensão total recomendo a utilização de alforges. O esforço fisico foi intenso mas a nossa preparação anterior esteve à altura.



- Descendo a Avenida de Gaia. O caminho até ao Porto foi na N1.



- Ponte D. Luis



- Sé do Porto. A partir deste local já está tudo sinalizado com setas amarelas. É só seguir, mas atenção pois por vezes é confuso quando não se vê as setas. Por isso recomendo que adquiram o Guia da Associação do Caminho Português de Santiago pois apresenta mapas detalhados onde além se poder confirmar o percurso (e em alguns locais alternativas) também apresenta uma breve descrição dos locais de interesse por onde passamos.

http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/




- Ponte de D. Zameiro (Rio Ave)



- Arcos. Esta imagem mostra bem o tipo de piso que se encontra com muita frequência nos caminhos de santiago. Muito paralelo e calçada romana.



- Igreja de S. Pedro de Rates



- Placa sinalização caminho. Além das tradicionais "setas e concha".



- Carimbar a credencial de perigrino no café Pedra Furada. A credencial dispõe de varios campos para colocação de carimbos dos locais por onde se passa (Igrejas, Albergues, Policia e locais reconhecidos para o efeito como é o exemplo).



- Igreja Santa Maria Maior em Barcelos



- O famoso Galo de Barcelos, um deles, existiam vários pela cidade.



- Ponte das Tábuas



- A caminho de Ponte de Lima



- Ponte Lima com a ponte romana ao fundo.



- Abastecimento perto da Capela da Senhora das Neves. O reforço foi necessário antes de "atacar" as subidas que nos esperavam.



- Subida da mata entre Ponte de Lima e Paredes de Coura.



- Mais uma parede... e mais um esforço. Já tinhamos cerca de 160 km nas pernas. Hehe... só faltam 15km.



- Topo da mata entre Ponte de Lima e Paredes de Coura. Chegamos!... Com uma vista fantástica aproveitamos para um reforço alimentar com uma barra energética antes de começar a desçer.



- Albergue de São Teotonio. Não se esqueçam de solicitar as credenciais de perigrino pois sem elas não poderam entrar nos alguergues (podem solicitar as credências à Associação do Caminho Português de Santiago). Este albergue tem pouco mais de 1 ano e tem umas condições simplesmente fantásticas. Fiquei impressionado.


- Mais um peregrino, o Juan(estava no albergue)… ou melhor... aventureiro… já há dois anos que andava na sua bicicleta por essas estradas fora. Partinhou-nos algumas experiências interessantes e para ele o futuro era decidido no momento ao pedalar para um novo local.

- Ponte internacional Valença/Tui

- Catedral de Tui

- Ponte em Ribadelouro

- Ria de Vigo

- Ponte Sampayo

- Fonte em San Mauro. Não se preocupem com falta de água pois existem inumeras fontes de água por todo o percurso. Em algumas delas aproveitavamos para refrescar, era revitalizante. Só faltou mergulhar na fonte.

- Floresta em direcção a Padrón. Simplesmente fantástico. Vejetação densa, single track's intermináveis e estremamente rápidos. Nem o peso que transportavamos às costas nos impediu de acelarar por estes trilhos fora. Foi gratificante sentir a adrenalina a "fluir nas veias".

- Chegada a Padrón

- Catedral de Santiago de Compostela. Objectivo alcançado após 304 km a pedalar em dois dias. Não esqueçam de ir à oficina do perigrino receber a compostela (uma espécie de diploma de realização do caminho de santiago). Infelizmente chegamos ao local passados 15 min. da hora de fecho. Aproveitamos para comprar algumas recordações e depois fomos "encher o bandulho" com massa.

- Já no dia seguinte e com apenas 5 horas de sono lá fomos apanhar o comboio de regresso que nos transportou de Santiago de Compostela para Redondela. A ligação (30 km) entre Redondela e Valença foi de Bike pela N550 e em ritmo de passeio. Ao chegar a Valença aproveitamos para tomar banho no quartel de bombeiros... Hehehe... No pátio e usando a mangueira de pressão... Parecia os banhos de pressão nas Termas. Antes de apanharmos o outro comboio para o Porto fomos almoçar ao Zé Maria onde nos deliciamos com Anho assado no forno. Estava delicioso.

Os caminhos de Santiago revelaram ser uma aventura fantástica... sem dúvida a melhor que fiz até hoje e é por isso que digo: ...."agora venha o caminho francês"... Serão 800 km de pura aventura...

Boas Pedaladas

9 Comments:

At 6:22 AM, Blogger Rui Melo said...

Muito bem... tão de parabéns..

O de França vai ser 1 caca... é sempre a descer... hehe


abração pros 2

Rui Melo

 
At 5:17 AM, Blogger Gato said...

Bela travessia sim senhora!
Foi um belo teste para o caminho francês!

Mas vocês precisam é de pedalar com alforges: fazer singletracks torna-se muito mais giro, e depois já não se quer outra coisa!

 
At 11:36 AM, Blogger NANDO_BTT said...

Acredita que para o ano ao fazer o caminho francês essa é uma condição fundamental. Alforges em vez de mochila. Senão o traseiro é que paga.

 
At 6:18 AM, Anonymous Anonymous said...

impressionado :)

continua por esses trilhos...

 
At 3:02 PM, Blogger Tiaguss said...

Companheiros do pedal,

Enquanto procurava informações sobre o caminho português e francês, dei com o link para o vosso blog.
Que belas duas etapas que vocês fizeram ..... :)

Boas pedaladas
Tiago Lages

 
At 1:44 PM, Blogger cnuno25 said...

Ola. Sou o Nuno de Barcelos e acreditem que fiquei bastante impressionado com as 2 etapas que voces fizeram
Realmente incrivel, sem comentarios mesmo. Grandes pernas voces tem. Pois eu fiz o caminho apartir de barcelos e demorei 3 dias. (tambem ia nas calmas) mas mesmo assim incrivel.. Parabéns

 
At 5:56 PM, Blogger Marta said...

Meninos...Parabéns!
Agora é a minha vez, partindo também de Oliveira de Azeméis.
Se souberem de alguém que queira fazer comigo, contactem-me.
mm_magnolia@hotmail.com

Beijinhos e muita Força
Marta Maciel

 
At 5:58 PM, Blogger Marta said...

Muito bem meninos,Parabéns.
Agora estou eu à esperar de companhia para fazer o mesmo que vocês.
Também sou de Oliveira de Azeméis e o vosso link ajudou imenso.
Beijos e Continuem com FORÇA
Marta Maciel

 
At 2:56 PM, Blogger Unknown said...

Obrigado. Essas fotos dao mesmo vontade de tentar a "nossa aventura". Com um amigo dizemos ha bastante tempo que para festejar os nossos 40 anos, vamos de vtt a Santiago desde a Suica. Como fazemos 40 em 2008...Ate ao ano. Joao

 

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