MTBAdventure

Thursday, January 10, 2008

Roma

Esta visita a Roma foi entre o Natal e o fim de Ano. Logo ao sair do avião no aeroporto Leonardo da Vinci apanhamos o comboio para Roma. Ficamos hospedados num hotel perto da Estação de Termini a cerca de 10 minutos do centro de Roma Antiga.

O primeiro objectivo estava definido… Ir ver o Coliseu. Simplesmente fantástico. Colossal… Embora muito diferente do que estamos a ver em alguns épicos do cinema com o Gladiador não deixa de impressionar pela grandeza.
Por não existir palco é possível ver a galerias na parte inferior. Sempre fascinado por grandes obras de engenharia tentei imaginar como é que em 80 d.c. foi possível erguer tamanha obra.

Arco di Constantino
Fórum Romano
Coliseu visto do Monte Palatino
Passado o coliseu visitamos o Fórum romano e o Monte Palatino. A quantidade de ruínas é imensa e algumas estão em muito bom estado. Estes antigos imperadores viviam à grande.


Estátua Imperador Marco Aurélio
Museu Capitolini
Estátua da loba que segundo a lenda tratou dos gémeos Romelo e Remo.
O Panteão

Fonte de trevi onde a tradição diz que se deva atirar uma moeda sob o ombro direito e pedir um desejo.
Castelo St. Angelo

Basilica de São Pedro

A visita ao Vaticano levou um dia completo também pela demora das filas de entrada para os diversos locais a visitar. Bom… Agora compreendo porque razão é que o Vaticano é das nações mais ricas do mundo. Na verdade trata-se de uma área de 0.4 km quadrados e com cerca de 1200 habitantes. Ao entrar na Basílica de São Pedro fiquei estupefacto. A riqueza e grandeza são impressionantes. Não sou muito dado à religião mas dá que pensar se tudo isto não poderia ser aplicado de outra forma.

A subida à cúpula da basílica implica trepar cerca de 850 degraus ou optar por subir de elevador pelo menos 550 degraus.

Cá em cima a vista para o exterior é fantástica e dá para ficar com uma visão geral de Roma. Vale a pena subir.

Praça do Vaticano
Capela Sistina
San Giovanni Laterano
St Maria Maggiore

De italiano não tenho nada mas partilho o mesmo gosto pela “pasta”. Diariamente experimentava uma nova combinação e cada uma melhor que a outra. A este nível a comida Italiana é óptima mas não há nada como o nosso cozido à Portuguesa.


Durante os três dias conseguimos visitar muitos dos locais principais e secundários e sempre nos deslocamos a pé. Só no último dia consegui localizar uma possibilidade de alugar bikes junto ao coliseu e também na Top Bike Rental (www.topbikerental.com). Este parece ser óptimo, as bikes até tem suportes de mapas. Aqui está uma oportunidade de expandir o meu negócio além fronteiras.

Ao visitarem Roma vale a pena adquirirem o RomaPass (20€) pois possibilita viajar nos transportes públicos de borla e entrar de forma gratuita em dois locais históricos e descontos nas restantes demais entradas.

Um factor que não estava a espera de encontrar foi a quantidade massiva de estrangeiros no país, muitos chineses mas principalmente indianos. Na periferia de Roma Antiga a quantidade de lojas do género é impressionante e a venda nas ruas ainda mais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home