MTBAdventure

Wednesday, July 30, 2008

Tomar - Ferrarias - Piodão - Linhares

Na sexta feira (26/07/08) partimos de comboio de Celorico as 05:30 da manha e após cerca de 3 horas de viagem entre o regional e o intercidades chegamos a tomar. Depois de montar as bikes que tínhamos “embalado” na noite anterior começamos a pedalar em direcção a Tomar onde íamos encontrar o resto do pessoal. Ao fim de cerca de 10 km já tínhamos um furo e só estávamos a rolar no asfalto.
Enquanto isso a minha bike era atacada por seres rastejantes que tambem transportavam mochila.

Depois do grupo estar junto lá arrancamos de Tomar por um single track fantástico na margem de um riacho… Logo para “aguçar o apetite”. Poucos km depois de mais um furo e uma corrente partida prosseguimos viagem com um atraso de 2h.30m.

Jantarada em casa do Luis Serafim

No dia seguinte havia a etapa que tinha mais curiosidade pois ligaria Ferrarias ao Piódão atravessando a Lousã. As subidas começavam a ser cada vez mais duras e as descidas também. Fantástico acabou por ser os inúmeros km de estradão rolante com sobe e desce constante nos parques eólicos.

Parque eólico das Malhadas
A poucos km do Piodão onde dormimos na segunda noite.
Após o pequeno almoço lá saímos do Piódão e a subida inicial ajudou no aquecimento. A compensação veio pouco depois com a longa descida para Vide. Com muita pedra era difícil dominar a maquina e já no final até se sentia o cheiro dos calços e pastilhas de travão. Em Vide a paragem foi obrigatória para o abastecimento de sólidos e líquidos pois a subida até à Lagoa Comprida na Serra da Estrela iria ser muito longa.
Lagoa comprida - Serra da Estrela
Subida a "Santinha"
Chegada a Linhares. Tempo para mais um abastecimento enquanto víamos a parte final da ultima etapa do Tour de France.

De seguida rumamos a Celorico para o regresso a casa mas antes reunimos numa mesa com sandes de presuntos e cerveja onde recordamos as aventuras desta travessia e já falávamos sobre a próxima.

1ª Etapa: Altimetria - 1646 m ; Distância - 71 km

2ª Etapa: Altimetria - 2074 m; Distância - 81 km

3ª Etapa: Altimetria - 2248 m; Distância - 98 km
Video do percurso:

Parabens Tolda pela organização desta travessia.

2 Comments:

At 8:18 PM, Blogger Barreiro said...

Gostei imenso do resumo, e ainda mais de participar.

O vídeo está excelente, em especial o Olímpio vitaminado ... o que eu me ri com essa cena.

Um abraço, Barreiro.

At 3:10 AM, Blogger Zorgi said...

Viva Sir Fernando.
Grande passeio de btt este. 255 kms em três dias é pedalar que se farta.
Paisagens simplesmente fabulosas (isto apenas o que se vê nas fotos). Percursos muito bons para a prática de btt.
Enfim, eu ruídinho de inveja, aqui sentado à frente de um ecrã a comentar. he he he